segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Magnifico Mundo da Internet!


Antes de começar verdadeiramente a falar do assunto quero que esvaziem a vossa mente de estereótipos e de preconceitos!

Eu posso falar abertamente quando digo que o meu mundo sempre girou muito à volta do Mundo Online, quer através do mIRC (não sei se alguém se lembra disto lol), Hi5, Messenger, Skype ou mesmo através da PSN (Playstation Network = mundo online dos videojogos).

Comecei quando ainda era bastante novo e o meu irmão mais velho falava no mIRC, um messenger misturado com Hi5 no sentido em que havia tipo Chatrooms (locais onde se podia conversar com qualquer pessoa e com várias ao mesmo tempo). Peguei a moda e aproveitei para ir conhecer pessoal online, na altura mais propriamente miúdas! =P
Depois disso avancei para o messenger, falar com pessoal conhecido e outros que fui conhecendo... não sei como nem quando comecei a utilizar os Messenger como plataforma de socialização mas ainda hoje em dia eu o uso para me manter em contacto com a malta amiga.
O Hi5 surgiu algures pelo caminho mas também não durou muito tempo, mas enquanto durou foi basicamente com o mesmo proposito, socializar e conhecer miúdas novas ahah, mas depois acabei por o largar... possivelmente porque encontrei a miúda que estava à procura lá! que por acaso até vivia bastante perto eheh
O Skype é algo mais recente e para quem não sabe é um programa que basicamente junta o que de bom tem o Messenger e melhora-o! é possivel falar com os teus amigos com escrita, voz e video, tudo ao mesmo tempo e com vários ao mesmo tempo em videoconversação com uma qualidade muito boa em termos de som! Para não perder uma palavrinha que seja! É lá que tenho conversado e partilhado opiniões com os meus amigos.
Por acaso não ligo muito a Facebooks etc mas lá me diverti a fazer um Facebook lol e aproveitei para personalizar o meu com fotos dos meus momentos passados xD e aproveito para divulgar também o meu blog a quem quiser ver!

Agora falando mais concretamente sobre o tema e o que há para dizer acerca do mesmo:

A internet como diz o nome é uma rede de interligações, entre pessoas e assuntos, que faz dela o maior denominador comum entre pessoas desde a invenção do telefone!
A internet possibilita a comunicação de mais do que simples palavras como o telefone possibilita, mas de uma cultura inteira!
Através da internet conseguimos aceder aos nossos conteúdos preferidos em apenas uns segundos, como é o caso da nossa banda preferida, ou da nossa série de televisão preferida, ou o nosso livro preferido! A internet é o verdadeiro meio de comunicação Multimedia!
A internet pode ser usada como modo de aceder a informações e conteúdos privilegiados mas também pode ser usada como uma forma de comunicar com quem nos é mais querido todos os dias ou como forma de conhecer pessoas novas e podem ser potenciais maridos ou esposas, namorado ou namorada, amigos ou colegas de actividades desportivas, apenas pessoas com quem discutir assuntos em comum... a escolha é infinita, na internet encontra-se TUDO (literalmente).




Não posso ignorar uma temática que tem a ver com uma longa discussão que se gera pelo facto de se conhecer pessoas novas através da internet e as amizades feitas na vida "virtual" Vs amizades feitas na vida "real".
Antes de mais quero desfazer o mito de que as relações baseadas no mundo "virtual" não são REAIS... pois eu tenho experiência quando digo que encontrei a minha melhor amiga "real" na internet... e quem a conhece sabe que a minha relação com ela é bem real e ninguém sequer a estereotipa como sendo alguém que conheci na internet. Até mesmo porque há quem faça das pessoas que navegam na internet um bicho de sete cabeças, como sendo pessoas que solitárias e com pouco skill para as relações interpessoais LOL (estereotipar é FEIO!).

Agora vamos falar das vantagens e desvantagens de conhecer alguém na vida "virtual":
Vantagens - Facilidade no 1º contacto; Saber factos simples como onde vive, gostos músicas entre outros, interesses comuns; Comunica-se com os amigos todos os dias; Facilita falar sobre temas dificeis, que salvo contrario poderiam nem ser discutidos por vergonha ou pressão social e moral; Não existe um limite geografico para conhecer alguém na internet;
Desvantagens - Quando se fala através de palavras escritas é dificil saber até que ponto a pessoa do outro lado está a dizer a verdade; Não se conhecer pessoalmente para saber se há "quimica" física entre ambos (não se conhecer antes de encetar uma conversa mais séria), ou seja 1º conhece-se a personalidade duma pessoa e depois é que se parte para a intimidade pessoal e fisica o que por vezes pode não resultar com algumas pessoas; Carece muitas vezes do calor pessoal de quando se está a conversar fisicamente com outra pessoa, por exemplo;

Agora vamos falar das vantagens de conhecer alguém na vida "real":
Vantagens - É relativamente fácil perceber quando uma pessoa está a mentir (ou não...); O calor pessoal de quando se está frente a frente pessoalmente é insubstituível;
Desvantagens - Não se conhece o "interior" da pessoa antes de interagir com a mesma, o que por vezes resulta mal como acontece no contrário; Por vezes é dificil quebrar o gelo, acabando por ser muitas vezes a circunstância que cria o quebra gelo, daí por vezes ser dificil mas não necessariamente assim tantas vezes;
Por vezes é dificil manter o contacto com pessoas que, por exemplo, moram relativamente longe; é dificil por vezes discutir assuntos que estão sujeitos a muita pressão social e tabus; Limite de pessoas possiveis de se conhecer em termos geográficos;

Existem muitas outras vantagens e desvantagens mas o que fica deste pequeno quadro é que, independentemente de se começar uma relação através da internet ou através duma casualidade da vida pessoal fisica, cada uma tem a sua vantagem e cabe a cada um escolher a forma como se sente mais confortável para iniciar uma relação que em ambos os casos é pessoal! e como é óbvio uma relação deverá basear-se na partilha e no amor entre duas pessoas, independentemente da forma como se conheceram.
Eu aconselho vivamente que tentem conhecer alguém bem antes de se meterem em grandes aventuras. Divirtam-se, vão ao cinema, falem ao telefone durante horas, falem através do messenger, troquem impressões e se acharem que vale mesmo a pena, levem as coisas para um patamar mais sério, quer num nível de amizade ou de amor.

Eu posso dizer que a minha aposta em conhecer malta no Mundo Online foi uma aposta ganha! pois já conheci pessoas fantásticas que de outra forma não teria conhecido e sinceramente não me arrependo de nada de ter "perdido" o tempo que perdi no Online. Passei momentos hilariantes, e ainda passo todos os dias! Pessoas que me fazem rir e enfrentar o mundo com um sorriso na cara xD Eu tento na minha vida, sempre que possivel, conhecer pessoalmente quem eu conheço no Online. E já consegui conhecer bastantes pessoas e todas as que eu considero como meus amigos já conheci por isso tou feliz da vida por conseguir ter o melhor de dois mundos.
Para que fique claro eu não desperdiço as oportunidades que tenho de conhecer as pelos pela 1ª vez pessoalmente na vida "real", bem longe disso, mas também não rejeito conhecer pessoal no Online. Como disse "Melhor de dois Mundos"!
Para quê ter apenas o melhor de um Mundo quando se pode ter o melhor de dois?? Sim é possivel!



Conceitos Importantes: Socialização, Mundo Virtual, Internet, Estereotipo, Preconceito.

2 comentários:

  1. partilhamos de uma opinião bastante semelhante, concordo que a internet é um meio muito importante hoje em dia. Não dispenso a sua utilização diária, apesar de concordar que o contacto humano é fundamental o contacto e interacção pessoal.

    No entanto houve algo que me deixou um pouco reticêncioso. Afirma que podemos conhecer melhor uma pessoa online do que na realidade, conhecemos melhor o "interior" dessa pessoa. De todas as suas opiniões esta é aquela com a qual julgo discordar. Acho que nesse ponto, é bem mais fácil de conhecer uma pessoa e a sua personalidade ao vivo, na internet esconder comportamentos e sentimentos é muito mais fácil, enquanto no contacto humano tal é impossível.

    Portanto, não seria mais fácil identificar um mentiroso conhecendo-o pessoalmente, do que fazendo-o online?

    ObrigaDo

    ResponderEliminar
  2. É verdade que é muito mais facil esconder a verdadeira personalidade no Online mas também é verdade que existe muito menos motivos para o fazer! porque não existe a vergonha (ou pelo menos tanta) de ser assim ou assado, até mesmo porque não és obrigado a revelar a tua verdadeira identidade, podendo cada um ser como realmente é sem a pressão da sociedade a ditar a dita "normalidade"... e já agora quem quer mentir e enganar tanto engana pessoalmente como pela internet, sé mais facil? É mas para quê? Só se nunca intenderes algo mais de uma relação criada no Online... porque é aí que realmente existe o tal choque que falei no texto! Não são o que mostraram no Online e é ai que se lixam mas eu pela experiência que tenho não são assim tantas pessoas que fazem isso...

    ResponderEliminar