quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Aprende a Pensar pela Própria Cabeça...

...  coisa que eu mais detesto são pessoas extremamente influenciáveis! Para mim é o mesmo que não ter personalidade...



Desde sempre foi importante para a formação da minha personalidade, a influência que todas as pessoas com que me cruzei na vida, e não só, também a televisão teve a sua influência (eu sei vocês tão cépticos com esta afirmação =O mas é verdade). Mas NUNCA na minha vida aceitei cegamente o que me tentaram impingir... sempre soube escolher as influências que, de facto, seriam boas influências para mim e, consequentemente, boas influências minhas para com quem influencio. E é este tema que me leva a reflectir sobre os vários meios de influência e sobre as pessoas que se deixam influenciar.

Eu conheço pessoas em ambos os espectros do mesmo Continuum. Aquelas que por mais influência positiva conseguem sempre demonstrar pouca ou nenhum alteração a nível de personalidade, enquanto que outras pessoas são exactamente o contrário, sendo influenciadas por coisas tão fúteis que me faz ter pena dessas pessoas...

"No meio está a virtude" já dizia o Zé Povinho (lol)
Também não levemos esta afirmação à letra como é óbvio. Mas de facto na maioria das coisas, a virtude está de facto no meio termo.
Há que saber encontrar o Equilíbrio entre ser demasiadamente influenciável e ser pouco ou nada influenciável,
Para mim o equilíbrio está em conseguir ser influenciado ao mesmo tempo que se escolhe em que medida ser influenciado. Por exemplo: vejo o anúncio da Swatch com uns relógios muito giros e quero comprar um! mas antes penso "será que preciso mesmo de um relógio??", após reflectir (no meu caso) a resposta foi - Sim! e BAM comprei um Swatch LOL
Se influenciou o anúncio da Swatch? Sim. Se foi isso que me fez comprar o relógio? Não. Por acaso precisava mesmo de um relógio que já estava há meses para comprar lol

Eu dei um exemplo simples acima mas vou tentar explicar melhor o que pretendo com este tópico.
Quando recebo uma informação (por informação digo tudo o que venha de pessoas ou criações pessoais que por si só podem influenciar o que eu penso sobre o mundo, pessoas, etc.) tenho sempre em conta a pessoa que a profere, o conteúdo da mensagem, a situação em que está inserida e faço um cruzamento de dados com a informação que eu tenho sobre o assunto. Depois disso tento perceber a veracidade não só da mensagem que recebo no momento mas sim TODAS as informações que tenho sobre o assunto que poderão estar, eventualmente, erradas e corrigi-las como é óbvio. Não dou nunca o conhecimento que tenho como certo, porque tal como um grande homem já disse: "A verdade é relativa" logo não faz sentido pensar que a verdade é absoluta e inalterável...



Voltando às minhas influências...
A minha principal influência foi o meu pai, para o bem ou para o mal, mas verdade seja dita apliquei o mesmo principio que aplico em tudo! Obtive o que de melhor ele tinha para dar (e tem) e tentei minimizar a "má" influência dele. Tenho Orgulho do pai que tenho. Ensinou-me muito do que sei e se ele não me tivesse dado a liberdade que deu, eu não estaria tão orgulhoso da pessoa que sou Hoje. Apesar de ele não ir ler isto deixo aqui o meu "Obrigado" por tudo o que me ensinaste!
Em segundo plano vêm a minha família mais próxima como é o caso do meu irmão e da minha madrasta. E também alguns dos meus primos que certamente tiveram a sua influência dos momentos que passei com eles e que aprendi também bastante coisa. Depois vem a polémica influência da Televisão. A influência a da Televisão é mais patente nos ideais extremos como, por exemplo, o sentido de Justiça, Cavalheirismo, Empatia, Entrega etc.. Todos nós vimos grandes filmes e, principalmente, aqueles que vi na minha adolescência contribuíram para construção de Ideais Morais, que assentam nos Heróis (epíteto máximo do "Bom") e nos vilões (epíteto máximo do "Mau"), no sentido do que se deve ser e o que não se deve ser, respectivamente. Sempre aprendi o que devo e não devo fazer, com a mesma atenção, pois são ambas lições importantes para se crescer como pessoa e mais que tudo para se ter orgulho de si próprio e ser uma "boa" pessoa.

Eu penso a minha "Personalidade" como um projecto que já está bem consolidado mas que como é óbvio precisa sempre de uns ajustes e conto com as minhas actuais "influências" (os meus amigos, família, etc) para limar essas arestas. Agradeço a todos os que me influenciaram e espero que eu seja tão boa ou melhor influência para quem se deixar influenciar por mim!

 Conceitos Importantes: Influência, Ideais, Personalidade, Orgulho Próprio, Equilíbrio.

1 comentário:

  1. De facto é difícil passar pela vida sem sofrer algum tipo de influência. O processo de socialização na comunidade é feito através das influências mais próximas. Mas depois lá vem, e como tu bem indicas, o livre arbítrio e a adequação das situações e realizações aos nossos padrões morais, ideológicos e éticos. Apesar de não teres explorado, neste texto, em profundidade a questão da aprendizagem e reaprendizagem quotidiana de valores - através de influências, quais quer que sejam elas - considero que és uma pessoa suficientemente plástica para redefinires, com a experiencia, os teus campos ideológico-valorativos. A vida é continua, com altos e baixos, e é a experiencia que te leva a reafirmar ou negar campos de valores ou influencias. Só somos verdadeiramente humanos se tivermos a capacidade de estar sempre abertos a novas influencia e se tivermos a coragem de fazer uma verdadeira avaliação sobre nós. Como dizia o poeta só somos verdadeiramente nós quando somos capazes de nos negar, não uma mas várias vezes na vida.

    ResponderEliminar