terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Fórmula para a Perfeição!

O que é a perfeição? Uma meta objectiva ou subjectiva?


Para mim a perfeição é nada mais nada menos do que a procura constante de algo mais, algo melhor!
Quando é que termina a procura? Não sei, quando me sentir satisfeito. Quando eu é que me vou sentir satisfeito? Provavelmente nunca, mas é mesmo isso que me faz continuar a evoluir. Parar é morrer já diziam os sábios... Eu só me contento com o melhor em tudo o que faço na vida. Se há melhor para quê contentar-se com pouco? É assim que o ser humano tem evoluído ao longo da história da espécie humana e é assim que a ciência conseguido as maiores descobertas em tão pouco tempo da história da ciência propriamente dita.


Como ser perfeito? Eu gosto de sentir de que sou o mais humanamente perfeito possível tendo em conta as minhas limitações próprias. Gosto de sentir que estou em harmonia com o mundo e que, de facto, seja a melhor pessoa do mundo, não no sentido de os outros não prestam ou que são piores mas no sentido em que neste preciso momento se todos fossem como eu não haveria os problemas sociais que existem hoje em dia. Nada me faria mais feliz do haver uma real harmonia entre todos seres humanos e que de facto pudéssemos todos ser considerados realmente humanos e não houvesse as barbaridades humanitárias que se tem conhecimento. Eu sei que é utópico pensar que um dia isso acontecerá mas não será por isso que deixarei de lutar por um mundo possível com o máximo justiça e liberdade que eu possa proporcionar.
A Empatia é algo essencial! Para se ser melhor, aprender este conceito e pratica-lo é uma solução para se tornar um melhor ser humano. A empatia é a capacidade de conseguir imaginar e sentir o "outro" lado, entender a posição dos outros, especialmente as contrárias, não partindo do principio de que estão erradas mas de que são apenas diferentes.
O Altruísmo mais fundamental se verifica! O altruísmo é a capacidade de ajudar o próximo quando nada há a ganhar com essa ajuda e em que a pessoa ajudada não é vista como geradora de possível beneficio, sendo o altruísmo, para mim, uma verdadeira virtude humana. Se se conjugar a capacidade de perceber e compreender os sentimentos dos outros seres humanos e se conseguir perceber como é possível ajudar o próximo com esse conhecimento, esse é o derradeiro desafio em como ser um melhor ser humano, dar sem receber nada em troca.
A Justiça no sentido não de lei mas de necessidade. Justiça para quem a merece, no sentido de quem mais precisa realmente. Começar de baixo para cima, com ajuda real e não apenas Caridade, que apesar de muito bonita apenas serve para atenuar os verdadeiros problemas, dando uma solução temporária e não uma definitiva como seria desejável.
A Honestidade no sentido em que se é integro, verdadeiro e sincero. Não ter medo de admitir que se erra e se é humano. Abraçar os nossos erros e aprender com eles, para ser melhor! Não existe nada mais forte e mais influenciador que uma pessoa integra em que realmente se pode confiar com a própria vida! Ser honesto é enfrentar a verdade frente a frente, expor a mentira e aceitar nada mais nada menos que a verdade dura e crua, independentemente desta nos ser prejudicial!
A Responsabilidade no sentido de que somos responsáveis pelo que as nossas palavras causam e os nossos actos despoletam. Há que enfrentar de cabeça erguida os nossos erros (novamente) e aceitar as suas consequências! Como se pode pedir responsabilidade aos outros sem sermos nós próprios os primeiros a assumir as consequências dos nossos próprios actos?
A Tolerância é como que um guia da consciência. Se não tivermos tolerância e paciência com os outros nunca vamos conseguir transmitir os valores necessários para que as gerações vindouras aprendam o que é realmente importante. Não podes julgar os outros por aquilo que são hoje mas sim ajuda-los a tornar-se o que podem ser amanhã!
O Respeito é uma virtude incontornável. Respeito pelas pessoas, respeito pelas suas decisões e acções. Se todos nos respeitarmos e tenhamos a noção que cada um é responsável pelos seus próprios actos e como tal há que respeitar as decisões de cada um para que respeitem as nossas.
A Modéstia é uma qualidade que consiste não no retirar o mérito a boas acções mas sim no sentido de que não sabemos tudo e que temos sempre mais alguma coisa a aprender dos outros. Não podemos nem devemos negar o conhecimento, devemos sim filtrar esse conhecimento.
A Sensibilidade para se conseguir perceber que nem todos têm o mesmo conhecimento, nem todos têm a mesma ideia que nós temos sobre os mesmos conceitos (para mim carro é um conceito, para o outro pode ser um conceito completamente diferente).
Em tudo é uma questão de dar para receber e por vezes dar sabendo que nada haverá em troca!
Ser um melhor ser humano não quer dizer saber tudo, ser omnisciente, ou estar certo. Não é isso que está em causa. Não é tendo mais sucesso que se vai ser realmente completo e perfeito.
Não existe uma definição universal de perfeição, nem eu a quis nunca atingir. Esta é a minha definição de perfeição. Não quero com isto dizer que é mais ou menos correcta que qualquer definição e como tal cada um apreende o que quiser daquilo que eu digo. Eu responsabilizo-me pelo que digo mas se é a melhor definição? Não sei mesmo... mas é assim que eu vivo, é a minha vida e eu faço o que acho melhor para mim, para ser feliz e orgulhoso de mim próprio!

 Conceitos Importantes: Humanismo, Perfeição Subjectiva, Empatia, Altruísmo, Justiça, Honestidade, Responsabilidade, Tolerância, Respeito, Modéstia, Sensibilidade.

2 comentários:

  1. Bem Joao, que grande texto! Em todos os sentidos... tanto de puro como de grande. Acho que devias alterar o titulo do blog para "Os testamentos do Joao" .. também rima xD

    ResponderEliminar
  2. "Quanto mais imperfeitos somos, mais humanos somos"
    À pouco tempo presentearam-me com esta frase, na altura respondi que se assim fosse, eu queria ser E.T. =)

    Concordo contigo, quanto melhor podermos ser...porque não tentar? Claro que não nos devemos contentar, devemos é lutar por aquilo que nós queremos, aquilo que nos faz sentir bem.
    Eu gosto de mim como sou lol, tenho a perfeita noção que para atingir a perfeição...enfim, falta-me muita coisa, mais do que a minha mente consegue processar, mas o meu objectivo passa sempre, experiencia apos experiencia, proporcionar-me a mim mesmo e se for possivel, aos que me rodeiam, uma vida melhor, mais alegre, uma vida onde não seja necessária fazer "cara-feia" xD

    Além disso e como disseste, ninguém pode definir o que é perfeição! O que para mim é bom, pode não ser para o próximo.
    A tal perfeição é inalcançavel...mas lá por o ser, não quer dizer que não possamos lutar. =)

    ResponderEliminar