sábado, 6 de novembro de 2010

O Porquê de as Mulheres e Homens pensarem de forma Diferente...

Ontem fui ver uma peça de Comédia ao Teatro Armando Cortéz em Lisboa, Caveman, sobre as diferenças de pensar e de agir entre Homens e Mulheres, tanto nas relações amorosas como nas relações de amizade entre Mulheres, e as de entre Homens.
Aproveito para dizer que foi, de facto, uma boa comédia e mais do que isso uma boa representação por parte do actor e também um texto muito bem pensado e aplicado de forma soberba!



Basicamente a peça começa com um video a apresentar o espectador à vida de um casal, e no fim do video que estava a ser projectado a mulher está a pôr o homem fora de casa, e manda uma estatueta da Vénus de Willendorf para os braços do actor, começando a peça em si de verdade.
Depois o actor começa então a interagir com o público e a explicar o porquê das diferenças entre ele e a mulher (homens e mulheres em geral).
A peça toda gira à volta da relação dele com a mulher, da mulher com as amigas e as outras mulheres, dele com os amigos e homens em geral.
O homem é um ser que pensa tudo como fazendo parte da caça, tal como os homens primitivos, numa forma competitiva de pensar. Enquanto que a mulher é um ser que pensa tudo como fazendo parte da colheita (actividade primitiva da mulher), tal como as mulheres primitivas, numa forma cooperativa de pensar.
E o que a peça mostra é que ainda hoje pensamos da mesma forma mas com actividades obviamente diferentes mas com o mesmo objectivo basicamente.
O homem não consegue pensar e investir em algo que não tenha um objectivo definido, tal como é o exemplo da caça primitiva em que o objectivo era arranjar alimento para a família.
A mulher consegue imaginar ter algo que actualmente não tem, como sendo dela. O homem não o consegue fazer, ou realmente temos hipótese de ter algo e vamos atrás dessa coisa ou então não, e não o conseguimos imaginar como nosso.
Na relação entre amigos do mesmo sexo, a mulher quando se encontra com uma amiga começa de imediato a falar sobre tudo e mais alguma coisa, a reunir informação e detalhes(!) sobre tudo. Para a mulher os detalhes são muitos importantes e trocam entre elas muitas informações, é assim que funciona, e por vezes os homens não conseguem perceber essa necessidade.
O mesmo se passa do lado contrário, na relação entre amigos do mesmo sexo, o homem quando se encontra com um amigo é para fazer algo, uma actividade qualquer, não ficamos na conversa a trocar detalhes da vida de cada um. Daí haver os clubes de desporto, por exemplo, que juntam vários homens para fazerem uma actividade desportiva com o objectivo de competir e não só, mas existe um objectivo definido, algo fundamental para o homem.
Quando dois casais se encontram, a mulher senta-se frente a frente para conversarem e trocar informações. Os homens sentam-se lado a lado a ver televisão, ou a jogar ou videojogo, ou vão mostrar o carro novo, ou a ferramenta que comprou., e a conversa é basicamente essa, com um objectivo meramente a ver com uma actividade, como é o exemplo do Futebol, e daí a razão de os homens apenas falarem sobre "bola e gajas".
A definição de encontro entre amigos para os homens é ir ver a bola lá a casa, literalmente!
A definição de encontro entre amigas para as mulheres é juntarem-se para conversar, literalmente!

Falando do discutido "multitasking", a mulher sempre teve de estar atenta a tudo, aos filhos, quando estava a colher as frutas e legumes tinha de tar atenta às cores da fruta, se era venenosos ou não, se estava madura ou não. A função do homem passava por uma única actividade, caçar, com um único objectivo, uma presa apenas, e era apenas nessa presa que se tinha de concentrar! daí que o homem seja, de facto, muito bom a concentrar-se numa só actividade de cada vez, e a mulher seja boa a focalizar a sua atenção em várias actividades ao mesmo tempo, algo impossível para qualquer homem.
Por isso mesmo é que um homem não consegue estar a ver TV ao mesmo tempo que fala com alguém. Ou se faz uma coisa ou outra. Nunca vos aconteceu a vocês, mulheres, estar a falar com o marido ou namorado, que está a ver TV, e passado uns minutos de falar percebem que basicamente estão a ser ignoradas mesmo estando a nem 1 metro de distância?? Nós, homens, não vos estamos simplesmente a ouvir porque a TV está a captar toda a nossa atenção, por isso não fiquem chateadas por não vos estarmos a ouvir porque se pudéssemos e conseguíssemos estaríamos certamente a prestar atenção às duas coisas. Por isso se quiserem realmente dizer alguma coisa importante, certifiquem-se que ele não está mesmo a ver mais nada!
Aos homens, nunca vos aconteceu estarem a ver TV, descansados da vida e vidrados na TV, enquanto a mulher está a cozinhar, a ler uma revista, e (pensam vocês, não está a ver TV) mudam o canal, ela de imediato queixa-se que tava a ver aquilo! e vocês ficam: "mas tu tás a fazer o jantar e ler uma revista, como é que tavas a ver TV??". Pois é verdade meus amigos, ela vê tudo lol daí que o "zapping" dos homens ser diferente do das mulheres e passo a explicar.
Os homens fazem zapping apenas até encontrarem o que procuram, enquanto que as mulheres, literalmente, param uns minutos num canal, mais uns minutos noutro e noutro etc etc. Quando vão para a cama ela obteve Montes de informação! Conseguiu com os minutos que parou em cada canal saber TUDO e tudo! (LOL).
Para as mulheres tudo é importante e tudo está interligado, enquanto que os homens apenas se interessam por uma coisa de cada vez e não misturamos "peixe com carne".


Aproveito para falar sobre algo que se chama "Nothing Box". Coloquem este nome no Youtube e vejam os 1ºs videos para perceber melhor o que quero dizer.
O cérebro do homem está organizado por "caixas". Cada caixa contém informação sobre um assunto. As caixas não se misturam e não existem caixas dentro de caixas. Quando queremos informação sobre alguma coisa vamos à caixa que contém a informação dessa coisa. Mas mais do que caixas temos uma caixa especial, que a mulher não tem! A caixa do "Nada", em que basicamente o conteúdo da caixa é, literalmente, NADA! e para que serve essa caixa? Para que possamos pensar em Nada, literalmente. Nunca viram um homem com cara de pensativo e lhe perguntam: "o que é que tas a  pensar?" e ele responde: "Nada.". Para uma mulher isto é confuso, não pode ele estar a pensar em absolutamente nada, porque a mulher não tem essa caixa, nem faz sentido sequer existir para a mulher! Mas a verdade é que há momentos e não são poucos, em que estamos, literalmente, a pensar em nada. Pensem na caixa do "Nada" como a nossa caixa para nos abstrairmos do mundo, dos seus problemas, da sua confusão.
O cérebro da mulher não está organizados por caixas separadas mas sim tudo misturado com tudo. Para a mulher tudo está interligado, então preocupam-se com tudo ao mesmo tempo. A mente das mulheres não consegue pensar em nada, está sempre a pensar em tudo. Daí fazer-lhes tanta confusão a caixa do "Nada" e o facto de nós conseguirmos ter actividades em que, basicamente, estamos parados a olhar para algo como ver TV ou ir à pesca...



Opinião pessoal: As mulheres e homens completam-se! E isto já vem dos primórdios. Que seria feito do homem sem não tivesse a mulher para cuidar dos filhos (chamem-me sexista mas a verdade é que as mulheres são melhores a cuidar dos filhos) e para cuidar da "caverna", hoje chamada casa, enquanto o homem foi caçar (trabalhar nos tempos modernos) para alimentar a família. Actualmente o paradigma mudou bastante e, na minha opinião, ainda nos estamos a ajustar a uma nova forma de viver e de se relacionar em Familia. Devido à emancipação da mulher e da igualdade de direito que cada vez ganha mais contornos justos, a relação entre marido e mulher é diferente, para melhor na minha opinião! O homem começa a ser mais participativo nas tarefas domésticas e na educação dos filhos. Não seria nem é justo que, independentemente da capacidade para fazer multitasking, fosse sempre a mulher a arcar com a responsabilidade total das tarefas domésticas, nem o homem se quer esconder por detrás da incapacidade inata de fazer multitasking. Penso que, por vezes, transpareça para as mulheres que os homens não se importam em ajudar e a contribuir para aliviar o peso da responsabilidade da mulher na organização da "caverna". A verdade é que nos importamos mas temos, de facto, de fazer um esforço enorme, que por vezes é tido como insuficiente da vossa parte, que o fazem melhor que nós. Deixando para vocês fazer algo que, de facto, fazem melhor. Mas isso não pode nem deve servir de desculpa para o deixar-mos de fazer. Nem que seja para mostrar que estamos interessado e que nos preocupamos! 
Eu falo por mim quando digo que gostaria de ter mais paciência e jeito para fazer certas tarefas como cozinhar por exemplo, e quem sabe não perca tempo a fazê-lo um dia destes LOL

Espero que tenham percebido o porquê de muitas coisas que fazemos que vos deixam loucos e loucas. Com um bocado de paciência acho que nos conseguimos todos dar lindamente e compreender-nos uns aos outros, sem precisar de nos zangar por coisas insignificantes!



Conceitos Importantes: Homem, Mulher, Mentes Diferentes, Nothing Box, Competição, Cooperação, Multitasking, Igualdade entre géneros.

7 comentários:

  1. Gostei do posto , achei que fosse um tema interessante que explicasse essa necessidade. mas sejemos claros , e necessario que uma mulher seja inteligente e agil quer de nivel mental quer fisico para conseguir fazer um bom multitasking e absorver tudo aquilo que lhe chega aos sentidos. podem conseguir desempenha-lo melhor que os homens mas deixo a pergunta , quem e que fara melhor um maior numero de tarefas? uma mulher multitarefas ou um homem que se concentra em cada uma e organiza o seu tempo para cada uma delas?

    na minha opiniao, e sendo eu homem, a organizaçao e fundamental , sempre fui organizado , quer mentalmente quer fisicamente, posso ser um bocado freak , mas algo que me ajuda nas aulas e ter um caderno onde passo todos os apontamentos de forma crua e depois em casa passo para os cadernos definitivos o que me obriga a estudar e facilita o estudo no futuro.

    quanto a sexualidade isto pode resultar tambem em desavenças. se for no caso do homem , se ele estiver concentrado na sua mulher e a mulher estiver no chamado multitasking , o homem nao vai ficar feliz por estar apenas a receber uma parte da atençao que nao os 100% , exemplificando, e estarem os dois a fazer amor e a mulher estar a pensar no que vai cozinhar no dia a seguir.

    quanto a parte de partilha de tarefas domesticas sempre fui educado a faze lo e concordo que um homem tome parte activa nisso tambem , e com a concentraçao dada pelos homens nas suas tarefas elas nao vao sair mal , pelo contrario , podem e ser aborrecidas dado que nao ha ninguem a competir conosco a ver quem aspira melhor :p

    ResponderEliminar
  2. @Matias:
    Desculpa, mas considero que não compreendes-te a questão do multitasking. O multitasking é a capacidade que uma pessoa tem em realizar mais do que uma tarefa ao mesmo tempo. Não quer dizer falta de organização, até porque o multitasking requer uma grande capacidade de organização por parte da mulher. Também eu tinha a mesma técnica na faculdade para a questão dos apontamentos, e se fores fazer um levantamento, os apontamentos das mulheres na faculdade, são normalmente mais completos do que os dos homens. Existem estudos feitos sobre o desenvolvimento e realização da mulher no âmbito académico, e uma das questões abordadas são os processos de estudo e apreensão do conhecimento.
    Outra coisa com que não concordei foi a seguinte ideia: “quanto a sexualidade isto pode resultar tambem em desavenças. se for no caso do homem , se ele estiver concentrado na sua mulher e a mulher estiver no chamado multitasking , o homem nao vai ficar feliz por estar apenas a receber uma parte da atençao que nao os 100% , exemplificando, e estarem os dois a fazer amor e a mulher estar a pensar no que vai cozinhar no dia a seguir.” Uma mulher quando ama de verdade, nunca está a pensar no que vai cozinhar quando está a fazer amor com o homem que ama. Acredita quando estamos a 100% estamos mesmo a 100%. 
    @ João:
    Escreves-te um bom resumo da peça, e gostei principalmente que mostrando as diferenças também mostras-te que hoje em dia é importante uma maior participação das de ambos nas tarefas, que até á bem pouco tempo, eram tradicionalmente definidas como masculinas ou femininas.
    Gostei também da sensibilidade que tiveste em não cair numa perspectiva sexista quando era tão fácil fazê-lo.
    A peça celebra sobretudo as diferenças entre homens e mulheres. Diferenças essas que só agora começam a ser compreendidas por ambas as partes. Não podemos esquecer que os movimentos feministas, numa tentativa de libertação dos constrangimentos e poderes de uma sociedade patriarcal, onde era cidadãs de 2ª, acabaram por eleger a máxima de que as mulheres são melhores do que os homens e de que os homens não são necessários ás mulheres. No entanto, e apesar de não concordar com esta perspectiva, compreendo o porque deste pensamento. É inegável que as sociedades de cariz matriarcal – sobre a qual a peça também fala – eram muitas mais libertarias e respeitadoras das diferenças, liberdades e papeis entre homens e mulheres. Enquanto que, as sociedades de cariz patriarcal – que dominam nos últimos milénios – são muito mais hostis e repressoras. E sobre esta característica, basta apenas passar ao de leve pela história da humanidade começando até pela sociedade grega, esse pilar do mundo ocidental.
    Gostei da peça não só pelo tema em si – apesar de considerar que a maior parte do publico ter retido apenas o nível mais fácil do texto e não ter compreendido os níveis mais profundos do mesmo – mas pela interpretação do Manuel Marques. Não é fácil dar aquela dimensão toda a um monologo tão extenso.
    Resumindo, é importante que as mulheres, e também os homens de bem, lutem pela igualdade de direitos, que apesar de expresso na constituição não está efectivada, mas que se celebre as diferenças entre homens e mulheres através de um maior entendimento entre os dois.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. @ Catarina e Matias
    Estão os dois certos e os dois errados. Não é porque as mulheres fazem Multitasking que perdem a concentração ou, vá lá, a eficiência nas tarefas. Mas a verdade é que a atenção quer seja em Multitasking ou Singletasking tem limites e a atenção dividida como o próprio nome indica divide a atenção e como tal não se pode esperar o mesmo nivel de concentração. É uma questão de números e o que o homem faz bem faz mesmo bem, como é o exemplo dos homens que são os melhores em profissões de mulheres como a Cozinha Profissional etc etc.
    MAs não é por isso que as mulheres deixam de ser boas e MELHOR que nós em multitasking, até mesmo porque são milhões de anos de aprendizagem embutida nos genes.

    ResponderEliminar
  5. @ACC, talvez nao tenha compreendido mas certamente terei tempo para o fazer em toda a minha vida, no entanto estava apenas a levantar a questao de que as mulheres podem fazer multitasking , however pode nao dar tao bom resultado como se um homem fizesse a maneira dele. e certamente, apesar de os homens terem apontamentos mais incompletos devemos ter alguma coisa a nosso favor porque regra geral (caso haja o mesmo nivel de inteligencia) nao ficamos atras ;) . quanto a parte da sexualidade o exemplo foi um bocado tosco , mas tambem ja aborda outro tema , porque com o passar do tempo (quando dei o exemplo estava a pensar nos casais ja com alguns anos de existencia) caso a paixao se perca , a vida amorosa pode ser suplantada pela vida familiar.

    Pessoalmente , e seguindo o que disseste no final do post , nao conseguia viver sem presenças femininas porque a masculina pode muitas vezes cair na linearidade. cabe a cada um ser original a sua maneira e ter a sua propria visao do mundo, mas sempre com respeito para o sexo feminino.
    para finalizar apenas digo que ultimamente tenho estado em contacto com este tema dado que amigas minhas andam sempre a postar no facebook coisas como os homens sao tao 'putos' e que querem as miudas todas e que so interessam os numeros. eu considero me bastante a margem disso , talvez porque ache que cresci mais depressa do que os outros ou porque talvez fui educado desta forma , e quando lhes digo que um homem com H grande nao faz tal coisa elas dizem me para levar a taça para casa...

    ResponderEliminar
  6. @Matias e João.
    Apesar de não gostar muito desta coisa de homens vs mulheres, quem faz melhor o quê, o que pretendia defender é a necessidade de celebrar as diferenças entre os dois e trabalhar no sentido de defender uma verdadeira igualdade de oportunidades e direitos entre ambos. Por ao contrário do que se diz, inclusivamente certas mulheres, esses direitos e oportunidades não estão efectivadas.
    Quanto á questão de competências intelectuais e concentração creio que hoje em dia, competência, inteligência e capacidade de resposta a desafios depende de cada um. Por experiencia já vi mulheres a serem mais competentes que homens em situações tradicionalmente de papeis masculinos e vice-versa.
    O importante é a abertura de parte a parte para a realização de determinadas tarefas. Julgo que nenhum dos dois pensa que existem papeis que só podem ser exclusivamente de cada sexo.
    Quanto a questão do sexo e do amor, essa situação é igual em relações entre heterossexuais e homossexuais. Caímos então no paradigma da eterna procura e manutenção da paixão ardente entre casais. Mesmo essas alturas fazem parte dos ciclos naturais dos casais. Seria impossível viver 20 ou 30 anos com esse sentimento de paixão ardente. Tudo acabava por ser consumido nesse fogo – curiosamente existem muitas lendas transversais a varias culturas sobre esse tema.
    Quanto as amigas, a pergunta que se coloca é: Se se queixam é porque também só se dão com um género de homens, aqueles que só querem os Números. As vezes é necessário sairmos das nossas zonas de conforto para encontrar pessoas verdadeiramente excepcionais.

    ResponderEliminar
  7. @ACC
    concordo plenamente no que dizes, as mulheres tem bastante potencial em trabalhos masculinos , e e a sua visao alternativa a masculina que causa o impacto destas.
    quando dizes que todos os trabalhos podem ser realizados por ambos os sexos apenas acrescento que os trabalhos de esforço fisico devem ser deixados para o sexo masculino pois a condiçao fisica do homem e mais adequada que a da mulher para esse tipo de trabalho, e digo isto sem qualquer intençao de ser sexista. de resto gostei do que disseste ;)

    ResponderEliminar