domingo, 21 de novembro de 2010

Conscienciosidade (Conscientiousness)

A Conscienciosidade é um dos traços do "Big Five", e é o traço que mais se relaciona com a boa performance no local de trabalho. O traço "C" como será chamado daqui em diante, está relacionado com a organização, com a capacidade de auto-disciplina, a capacidade de reflexão e deliberação. Ser-se responsável e metódico são ambas caracteristicas de quem tem elevados resultados neste traço C.

Mas não somos todos "obrigados" a ser responsáveis e conscienciosos no local de trabalho? Não só pela sociedade em si mas pelo patrão e pela possibilidade de se ser despedido?
Sim é verdade que acabamos por ter todos num maior ou menor nível mas também é verdade que quem é chefe normalmente tem as qualidades de uma pessoa conscienciosa e se se submete-se a uma avaliação de personalidade teria resultados altos neste traço C. Por isso este traço é como que um predictor bom de sucesso futuro, como alguns estudos já comprovaram.

A diferença entre uma pessoa com um traço C elevado (mais consciencioso) e um baixo (menos  consciencioso) é que a pessoa que tem o traço C mais elevado sente-se compelido e internamente motivado para ser responsável, ponderado e organizado, ao passo que quem tem um traço C mais baixo é apenas motivado externamente e através de condicionantes especificas das situações em si.

A conscienciosidade descreve pessoas com controlo dos seus impulsos, o que facilita a concretização de tarefas e de comportamentos orientados para um objectivo concreto e final. Através de pensar antes de agir, adiar uma recompensa, cumprir normas e regras, planear, organizar e prioritizar tarefas.

Falando do meu exemplo pessoal, posso dizer que não tenho o traço C muito elevado. Apesar de ser uma pessoa orientada para os objectivos, por vezes não controlo os meus impulsos e sacrifico recompensas maiores por uma recompensa imediata. Cumpro as normas quando só obrigado a tal pela lei e pelo superior hierarquico mas desafio sempre essas mesmas normas e regras dentro do possível, para assegurar que realmente são as mais adequadas à realidade. Gosto de planear e planeio muito mas normalmente não consigo concretizar esses planos na totalidade. Penso antes de agir mas gosto de fazer as coisas espontaneamente mas mais numa de me testar a mim próprio e mesmo assim tento prever as consequências das minhas acções.

Conceitos Importantes: Conscienciosidade, Organização, Reflexão, Auto-Disciplina, Responsabilidade, Motivação Interna.

(Faltam imagens porque simplesmente não encontrei imagens que se adequassem e como tal não fazia sentido inventar imagens só para pôr aqui...)

2 comentários:

  1. Já trabalhei com uma pessoa - superior hierarquico - com um traço C baixo - na verdade devia de ter o traço bem lá no fundo do abismo - e foi uma má experiencia. O que normalmente acontece com este tipo de pessoas, lideres com traço C baixo, é que tentao culmatar as suas falhas com traços autoritários de acção. O que gera mau ambiente de trabalho, falta de cooperação e desorganização. Acabando assim por não ter qualquer autoridade legitima sobre os suburdinados e gerindo os recursos humanos atraves do medo. Tenho pena que não estejam implementados textes para se poder medir aquidades deste tipo nos lideres. Tudo seria bem mais simples.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar