sexta-feira, 18 de março de 2011

O Verdadeiro Amor Existe?


Eu deparei-me a pensar sobre o que era feito do icon a que se chama Cavalheiro para realizar que hoje em dia não passa duma utopia pensar, que é valorizada uma pessoa nobre, honesta e altruista. Como é que é possível alguém valorize algo que não tem? Como é que alguém consegue admirar alguém sem que se possa considerar igual, sem se auto destruir por não conseguir ser honesta e altruista como um cavalheiro? O que dar a alguém a quem nada temos para oferecer? Ninguém é perfeito, certo? ou errado? Partimos do principio de que somos humanos logo erramos, uma dedução lógica e vá correcta visto ser isso que nos define. Mas o facto de sermos humanos dá-nos menos direitos de exigirmos alguém o mais perfeito possível? É-nos menos direito exigir alguém melhor que nós? Eu não acho. Eu não acho porque na verdade alguém melhor que outra pessoa não existe. Como é que quantificamos e classificamos alguém como sendo melhor ou mais que nós próprios? Se partirmos do pressuposto que existe alguém que é melhor que nós, temos também de assumir que a sua vida tem mais valor que a nossa... e será isso justo? Não, não é.
Hoje descobri que não é o facto de sermos mais ou menos perfeitos que nos vai aproximar mais da verdadeira felicidade. A verdadeira felicidade não é alcançável através de melhorias. Porque todos nós somos humanos e porque todos nós somos, acima de tudo, diferentes. E para cada peça de um puzzle tão grande como toda população humana, existe pelo menos uma peça que encaixa... haverá também alguém que me completa, alguém diferente, nem melhor nem pior.
Existe algo que me deixa ou deixava relativamente perplexo, que é o facto de pessoas "melhores" não terem o que merecem ou não conseguirem ser felizes como certas pessoas "menos" merecedoras conseguiram... simplesmente nunca me pareceu justo. Pelos vistos o mundo não é de facto um lugar onde haja algo chamado justiça...
Este facto não põe em causa tudo aquilo que eu acredito mas certamente que me deixa um peso em cima. Sinto que tenho de lutar por o que me é de direito por ajudar a que haja justiça neste mundo governado pelo Caos em que está. O simples facto de existirmos não devia ser considerado um direito mas sim uma oportunidade que nos é dada para deixar uma marca que perdure no tempo, que faça diferença, que torne a justiça numa realidade.

Eu quando era pequeno pensava que a diferença entre ser-se feliz e infeliz era ser-se mais ou menos perfeito. Nunca pensaria eu estar tão certo e tão errado ao menos tempo.
Existem dois tipos de felicidade: existe aquela felicidade que apenas nós próprios conseguimos sentir e que apenas depende da nossa auto realização; e existe a outra que apenas pode ser obtida através das outras pessoas, à qual eu apelido de "verdadeira" felicidade no sentido em que não está nas nossas mãos e como tal 
é pura e verdadeira, e não uma ilusão que nos mostramos a nós próprios. O significado de alguém gostar de nós como somos é o de sentirmos que não estamos realmente sós neste mundo. É sentir que um pedaço de nós não está em nós como corpo e mente, mas sim nessa outra pessoa.
Eu sei que isto já foi dito por muitas pessoas mas a verdade é que nós só podemos amar alguém depois de nos amarmos a nós próprios. Não é possível amar alguém sem que antes nos amemos a nós próprios, sem saber o que é o orgulho e o amor.
Isto vai parecer estúpido mas eu amo-me a mim próprio LOL pelo que sou hoje e tenho orgulho no que me tornei. Eu neste momento considero-me o cavaleiro montado no seu cavalo branco, pronto para encontrar a sua cinderela. Não procuro alguém melhor ou pior que eu, apenas quero alguém que me ame pelo que sou e que aceite um pedaço de mim para sempre.

Voltando para o assunto original, será que alguém valoriza os ideais que o cavalheirismo defende? no que toca ao altruismo e honestidade... entre outros adjectivos que caracterizam o ideal do ser humano perfeito. Até que ponto isso faz alguma diferença? Não sei sinceramente... porque até agora não tenho muitas provas disso mas eu aprendi que só pode alguém apreciar algo do que conhece pois o que desconhece nada lhe diz acerca do verdadeiro significado de algo que pese embora estar à sua frente tudo pode significar sem o adequado contexto. Resumindo: só alguém que valorize os mesmos ideais que eu compreenderá o meu ser e mais que tudo poderá apreciar e amar quem eu sou... por isso não estou mais preocupado em responder à questão "Será que existe alguém que me ama pelo que sou?" mas sim ansioso quanto ao "quando" isso irá acontecer. Eu irei remanescer fiel a mim próprio e o momento de ser totalmente feliz chegará mas cedo que eu próprio poderei antecipar. Até lá espero por ti cinderela...

Sem comentários:

Enviar um comentário