quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O ano que mudou a minha vida para SEMPRE!

Terminei os primeiros 6 meses deste ano a desejar que "os próximos 6 meses corram tão bem ou melhor que estes últimos 6, algo impossível difícil de acontecer mas já acreditei menos em milagres..." e a verdade é que não só correu igualmente bem como ainda melhor!

Aprendi várias coisas neste ano. Nestes últimos 6 meses aprendi que as pessoas não são perfeitas nem nunca serão, e por isso, não faz muito sentido exigir que o sejam. Engane-se quem achar que com isto quer dizer que vou deixar de ser exigente com as amizades que faço, apenas digo que tenho lugares na minha vida para preencher, com requisitos indispensáveis que não vou deixar de procurar preencher com alguém que os queira preencher mas também não faz muito sentido deixar de aceitar amigos com base nesses critérios porque a verdade é que cada pessoa tem algo a oferecer e cada um dá o que consegue. Apesar disto, não quer também dizer que vou oferecer de volta mais do que me dão, aprendi que devo balançar aquilo que dou com o que recebo e da mesma forma que começo por dar tudo na expectativa de tudo receber devo também adaptar aquilo que dou àquilo que recebo de forma a equilibrar a balança. No seguimento desta aprendizagem descobri então que a minha felicidade depende da colectânea de pessoas que preenche cada um dos vazios que tenho. Pessoas essas que fizeram parte do sucesso e da felicidade deste último ano que passou e que se renova no dia 12 de Setembro.

Não vou especificar nenhuma pessoas neste texto (porque o vou dizer pessoalmente a cada um delas) mas quero agradecer a todas elas a parte que contribuíram para a minha felicidade e as lições que eu aprendi com cada uma delas:

Aprendi que (decididamente) as aparências iludem e se não fosse já uma pessoa que não olha às aparências tinha perdido a oportunidade de te conhecer. Tinha perdido a oportunidade de conhecer alguém verdadeiramente interessado na minha amizade e interessado em estar comigo, em ouvir-me, em acreditar em mim, em confiar nos meus conselhos, em admitir os teus defeitos sem problemas. Obrigado por entrares na minha vida e espero que te sintas igualmente feliz por fazer parte da tua vida! :)

Aprendi que existem pessoas emocionalmente saudáveis e sem pudor em admitir o quanto se gosta um do outro. E como nem tudo é bom, aprendi também que ninguém é perfeito e que possivelmente a perfeição nalguns aspectos é devida as imperfeições noutros aspectos. Para quem já estava céptico quanto a capacidade de haver algum ser humano disponível para explicitar o sentimento mútuo sem medo de ser magoado, porque na grande maioria das pessoas o medo de se magoar é maior que a coragem de deitar cá para fora o sentimento... Obrigado por me teres mostrado que essas pessoas existem e espero que sejas feliz da forma como és ;)

Aprendi que amar alguém é também ser capaz ver para além dos defeitos e saber interpretar de forma positiva aquilo que ao olho nu parece ser algo negativo. Não é preciso ouvir aquilo que queremos ouvir para saber que nos querem bem, é preciso também saber que se preocupam mesmo quando a mensagem é a pintura mais negra dos acontecimentos. Cada pessoa tem a sua forma de mostrar a amizade e preocupação, até mesmo porque nem sempre estão tão errados quanto isso nas suas previsões. Obrigado por fazeres parte da minha vida e apesar de muitas vezes sentir que não me deixas fazer mais por ti, espero que saibas que eu estarei sempre aqui para ti da mesma forma que estava quando te conheci, desde que descobri as tuas virtudes e os teus defeitos, nada disso mudou o que sinto e farei por ti, quando estiveres disposta a isso. (estarei sempre contigo, simbolicamente no teu pulso :p )

Aprendi que o passado faz parte de mim, tanto o positivo e negativo, mas rejeito o negativo pois não me faz falta. Aprendi que o que retrospectivamente parece ser, após uma análise superficial, um momento menos feliz da minha vida, é na verdade a memória duma altura feliz, dum tempo para ser recordado pelo que significou na altura e toda a felicidade que daí adveio. Obrigado por todos os momentos de felicidade que me deste e espero que tenha sido igualmente importante para ti como outrora me disseste que sim. Estarei aqui para ti sempre que precisares, sempre com um ombro amigo onde chorar.

Aprendi que a idade nada diz sobre a mentalidade das pessoas e que da mesma forma que eu sempre fui demasiado velho para a idade cronológica que tenho também existem pessoas que são novas para a idade cronológica que têm. Obrigado por fazeres parte da minha vida e sabe que estimo muito a tua amizade e todas as conversas que temos.

Aprendi que por mais que algumas pessoas me magoem existem duas pessoas que são o meu porto seguro, são quem me abriga nas tempestades, quem está lá sempre para receber as minhas lágrimas de desilusão e mágoa. Obrigado por estarem lá sempre que eu preciso, sem vocês não sei como é que eu me safava!

Aprendi que os amigos não escolhem um lugar "apropriado", simplesmente acontecem. Não interessa como as coisas começaram nem onde começaram, a verdade é que as pessoas transcendem os lugares e as conversas mudam mas a sinceridade é a de sempre e arranjam-se sempre desculpas para passar algum tempo juntos. Obrigado por fazeres parte da minha vida e mesmo sem o dizer explicitamente acho que sabes que eu estou aqui para quando precisares e vê lá se aprendes a gerir o teu tempo melhor que isto de não fazeres nada enquanto tas a estagiar não tem piada nenhuma :p

Aprendi que os amigos nem sempre começam por ser amigos, por vezes começam por ser alguém do passado distante que se transforma em alguém do presente e do futuro. Aprendi que as oportunidades surgem e que é preciso ter sorte para voltar a encontrar as pessoas na altura certa com a disponibilidade certa para que as coisas aconteçam e perdurem para além do início. Obrigado por nos termos descoberto um ao outro passados todos estes anos e que esta amizade perdure para sempre com novas colaborações sempre que possível com a dupla maravilha eheh.

Aprendi que algumas amizades nunca deixam de ser o que foram, por mais tempo que se passe sem falar. O que importa nessas amizades é a conjugação de duas pessoas que ,independentemente do contacto pessoal nada regular, estão e estarão para sempre na vida um do outro pelos os momentos que passaram e pelos momentos que irão certamente voltar a acontecer quando as circunstâncias assim o permitirem e o tempo for o ideal! Obrigado por tudo o que já me deste, que acredita ser suficiente para alimentar a minha amizade por ti para sempre pois os efeitos irão para sempre marcar-me positivamente e fazem da minha adolescência um período mais risonho de recordar.

Aprendi que não é preciso ter alguma coisa em comum para sermos amigos de alguém, apenas é preciso ter em comum o sentimento de amizade e de companheirismo. É preciso apenas saber ouvir e dar alguma perspectiva quando necessário. Algumas amizades ultrapassam barreiras maiores que as físicas e é exactamente a falta duma necessidade de coisas em comum que demonstra a força da nossa amizade. Temos um passado repleto de histórias, um presente e teremos mais que tudo um futuro juntos pela nossa frente! Obrigado pela tua amizade e não é preciso dizer nada mais porque não há nada mais que precise de ser dito.

Aprendi que não é a distância que impede as amizades de acontecer, que impede a influência positiva, mas sim a vontade. Existem duas pessoas que mesmo não estão fisicamente comigo me ajudaram sempre que eu tinha algum drama ou dilema para resolver. Quem acha que os videojogos são uma perda de tempo não conhece as pessoas que eu conheço e que tanto aprecio por serem mais verdadeiras que muitos "jogadores" da vida real, que jogam com os sentimentos das pessoas sem qualquer pudor. Tenho orgulho em dizer que no mundo virtual os conheci mas foi no mundo real que eles fizeram a diferença e foram eles que muitas vezes ouviram e ajudaram com os meus problemas mesmo não estando lá fisicamente. Obrigado por tudo e da mesma forma que me ajudaram eu estou aqui para quando precisarem de qualquer coisa <3

Aprendi que nem tudo vem das pessoas que esperamos e que por vezes é de quem menos esperamos que mais recebemos! por isso há que estar atento e valorizar as pessoas pelo que nos dão dando também nós tanto quanto nos é dado. Cada pessoas tem as suas necessidades sociais e mesmo não te conhecendo há tanto tempo quanto isso revelaste ser das pessoas que mais me deu sem nunca negar o que te pedi. Por tudo o que já me deste e certamente me darás futuramente, obrigado! e já sabes que eu estarei sempre disponível para ti da mesma forma que tu estás para mim :)

Em termos académicos as coisas não correram tão bem como no primeiro semestre mas as circunstâncias e atenuantes não eram os mesmos e como tal não se podia esperar melhores ou iguais resultados. Apesar disso, continuo a não estar completamente satisfeito comigo mesmo e vou continuar a esforçar-me para melhorar cada vez mais e atingir os objectivos que pretendo atingir. Os mínimos foram atingidos, estou licenciado e recuperei um ano da minha vida além de ter recuperado algum sentido de objectivo a longo prazo que estava faltando na minha vida.

Estaria a mentir se dissesse que achava que as coisas iriam ficar por aqui mas como os amigos nunca são demais, existem vazios que ainda tenho por preencher e novas amizades se perspectivam, parece-me que o próximo ano tem tudo para melhorar tanto em termos quantitativos como qualitativos! por isso anseio pelo futuro e tudo o que ele me reservar aceitarei de braços abertos :)

1 comentário: